O Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó foi palco, na última semana, de um importante encontro voltado ao fortalecimento da caprinocultura nacional. A Associação Brasileira de Criadores de Caprinos da Raça Boer realizou, nas dependências da entidade, uma reunião de planejamento para a Exposição Nacional da Raça Bôer, prevista para o segundo semestre de 2026, em Chapecó.
O encontro reuniu o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, o presidente da Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura de Santa Catarina, Paulo Gregianin e o vice-presidente da Associação Brasileira de Caprinos Bôer, Airton Fabrício Zaccara Lombardi.
DESTAQUE
A realização do evento em Chapecó está sendo articulada em conjunto com o Sindicato dos Produtores Rurais, como parte da programação de um grande evento do agronegócio regional: será a primeira vez que a Exposição Nacional da Raça Boer ocorrerá na região Sul do Brasil. “A iniciativa marca um passo importante para Santa Catarina, que tem demonstrado potencial crescente na caprinocultura, especialmente na região de Irani, como um dos principais bancos genéticos do Estado e em ascensão na região meio oeste, oeste e extremo oeste, com rebanhos comerciais de pequeno, médio e grande porte, com finalidade de fornecer para a indústria”, destacou Travi.
A exposição também contará com participação da ovinocultura e buscará evidenciar a importância da raça Boer para o desenvolvimento da cadeia produtiva. “A demanda por carne caprina tem aumentado no mercado nacional, impulsionada pelo interesse da indústria e canais de comércio. No entanto, a produção ainda é considerada baixa. Nesse contexto, a exposição tem como missão fomentar a estruturação da cadeia produtiva, incentivando a produção, a qualificação genética e a comercialização”, explicou Gregianin.
A expectativa é que a exposição funcione como uma vitrine nacional da caprinocultura, contribuindo para o fortalecimento da atividade em Santa Catarina, nos moldes das cadeias já consolidadas no estado, como a da ovinocultura.
“Precisamos fomentar o melhoramento genético, garantir volume produtivo e construir canais de comercialização. A Exposição Nacional da Raça Boer em Chapecó será um marco nesse processo", afirmou Travi.
Além de apresentar o potencial genético da raça Boer, altamente adaptada às condições do Sul, o evento também reforçará a importância da integração entre entidades, criadores e o setor produtivo. “Receber um evento deste porte é um reconhecimento da força da nossa região e do trabalho conjunto entre produtores e entidades representativas”, complementou.
CÂMARA SETORIAL DA OVINOCAPRINOCULTURA
Instalada em 2024 em Santa Catarina com o objetivo de consolidar a cadeia produtiva, gerar desenvolvimento territorial e promover uma mudança cultural inovadora e sustentável, a Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAR) com apoio da Fecoagro, do Sebrae/SC, do Sistema Faesc/Senar e da ACIC Chapecó.
Mín. 12° Máx. 22°