Nos dias 9 e 10 de abril, foi realizado em Lages o evento “Atualização em Doenças de Suínos: das Doenças de Notificação Obrigatória, seus Diferenciais e Doenças da Produção em Suinocultura”, promovendo um importante espaço de capacitação e troca de conhecimentos entre profissionais da área.
A atividade aconteceu nas dependências do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio de uma parceria entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Laboratório de Produção e Sanidade Animal do CAV – Udesc. O curso foi conduzido pelos professores Sandra Traverso, José Cristani e Daniele Gava, e idealizado em conjunto com a equipe técnica da Cidasc.
Participaram do evento 21 médicos-veterinários da Cidasc, de diversas regiões do Estado, além de um representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e três médicos-veterinários da iniciativa privada, vinculados às empresas BRF e Pamplona.
Durante os dois dias, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o controle e a prevenção de enfermidades em suínos, com foco especial nas doenças de notificação obrigatória, seus diagnósticos diferenciais e nas principais doenças relacionadas à produção suinícola.
A capacitação reforça o compromisso das instituições envolvidas com a sanidade animal, a segurança alimentar e a qualificação contínua dos profissionais que atuam na defesa agropecuária e no fortalecimento da cadeia produtiva de suínos em Santa Catarina.
Colaboração: Karen Sandrin Rossi, médica-veterinária do Departamento Regional de Campos Novos.
Mín. 16° Máx. 25°