O outono começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 20, trazendo mudanças gradativas no clima do Sul de Santa Catarina. A estação, conhecida por tardes ainda quentes e noites mais frias, deve manter essa característica em 2025.
De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a previsão indica um outono com chuvas dentro ou abaixo da normalidade, além de temperaturas médias até 0,5°C acima do histórico. “Para a região de Criciúma e o sul do estado, a temperatura média fica variando de 20°C em abril, caindo até 15°C em junho. As temperaturas à tarde devem ficar entre 23°C e 26°C, enquanto à noite variam de 9°C a 15°C, dentro da média histórica”, explica Sônego.
Já em relação à chuva, o outono é a estação com menor índice pluviométrico no extremo sul de Santa Catarina. Historicamente, abril registra uma média de 99 mm de chuva, maio tem 92 mm e junho, 82 mm. Para este ano, a previsão indica um volume ainda menor. “Isso é bom para as colheitas de arroz e para o plantio da nova safra do fumo, mas exige atenção com a falta de chuva”, alerta o climatologista.
A estação também é caracterizada por ar mais estável, menor incidência de temporais e pouco vento. No entanto, um fenômeno que tem se repetido nos últimos anos é a ocorrência de ciclones extratropicais em maio. “Nos últimos anos, tivemos uma frequência alta de meses de maio com ciclones que causaram chuvas intensas e inundações. Isso ocorreu em 2023, 2019, 2017, 2015, 2010 e 2007. Então, esse é o único cuidado que se deve ter caso um novo evento ocorra”, explica Sônego.
Apesar disso, o outono ainda se destaca como um período mais calmo em relação ao clima, trazendo um alívio após o verão quente e permitindo um planejamento mais seguro para os agricultores da região. Com temperaturas amenas e menor incidência de chuvas, a estação favorece diferentes culturas e atividades no campo.
Mín. 16° Máx. 25°