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Brasil reforça diversificação de mercados em fevereiro

País amplia oportunidades comerciais e consolida liderança na oferta de alimentos

13/03/2025 às 15h57 Atualizada em 17/03/2025 às 12h45
Por: Redação Olhar do Agro Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária
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Divulgação | Ministério da Agricultura e Pecuária
Divulgação | Ministério da Agricultura e Pecuária

Em fevereiro de 2025 as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 11,24 bilhões, 2,5% menor que no mesmo mês do ano anterior. Apesar da redução das exportações de alguns produtos tradicionais da pauta exportadora, como o complexo soja, o agronegócio brasileiro demonstrou sua capacidade de diversificação ao ampliar a presença de alguns produtos nos mercados internacionais.

Por exemplo, nos primeiros dois meses de 2025, as exportações de produtos como óleos essenciais de laranja, somaram US$ 37,1 milhões (14,9%), com crescimento expressivo em mercados como União Europeia e China. Outro exemplo é a pimenta piper seca que também apresentou resultados relevantes, com exportações de US$ 49,2 milhões (146,6%), refletindo o interesse internacional por produtos diferenciados e de alto valor agregado. Além disso, as sementes oleaginosas, especialmente o gergelim, tiveram um desempenho expressivo, registrando US$ 33,7 milhões (213,8%) em exportações e abrindo novas possibilidades comerciais em mercados da Ásia e do Oriente Médio.

O setor de sucos também reforça a diversidade do agronegócio brasileiro, com avanços significativos em mercados exigentes e elevação de 77,8%. Produtos como o melão, com exportações de US$ 29,6 milhões (57,1%), também evidenciam o potencial das frutas brasileiras em mercados internacionais.

A expansão das exportações de produtos menos tradicionais e a abertura de novos mercados, ao mesmo tempo em que se mantém ou mesmo se amplia a oferta interna de produtos, fortalecem significativamente a economia brasileira. Esse processo impulsiona a geração de empregos e renda em diversos setores produtivos, estimula a entrada de divisas, diversifica os parceiros comerciais e reduz a exposição a riscos econômicos. Além disso, promove a valorização dos produtos brasileiros, incentiva investimentos em inovação e sustentabilidade e consolida relações comerciais estratégicas no cenário internacional. Assim, o Brasil amplia sua presença global e fortalece sua economia, garantindo maior resiliência e competitividade.

Os avanços registrados refletem o trabalho conjunto entre os setores público e privado, com foco na abertura de mercados, segurança sanitária e promoção comercial.

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